Desporto

Título nacional de surf discute-se este fim-de-semana em Peniche

25 out 2022 16:27

Em casa e nas ondas que conhece como poucos, Guilherme Fonseca vai disputar o título contra uma dezena de adversários

titulo-nacional-de-surf-discute-se-este-fim-de-semana-em-peniche
Guilherme Fonseca
ANS

A derradeira etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf português, realiza-se este fim-de-semana, de 28 a 30 de Outubro, na Praia do Lagide, no Baleal, concelho de Peniche.

‘Bom Petisco Peniche Pro’, quinta e última etapa, vai decidir o título de campeão nacional masculino, para o qual há onze candidatos ao título em disputa directa.

Vasco Ribeiro regressa à competição para defender o título conquistado no último ano, o quinto da sua carreira. Guilherme Ribeiro chega à etapa na liderança do ranking e com a licra amarela, mas é imediatamente seguido por Guilherme Fonseca, o surfista de Peniche que vai usar o factor ‘casa’ a favor.

Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Francisco Mittermayer, Joaquim Chaves e Luís Perloiro são os outros candidatos.

Frederico Morais, apesar de também ter possibilidades matemáticas para chegar ao título, não vai competir.

Destaque ainda para a presença de outros nomes sonantes do surf nacional, que, apesar de não estarem na luta pelo título, poderão ser decisivos para as contas finais, como os antigos campeões nacionais Miguel Blanco e Ruben Gonzalez, o ‘tube rider’ João Mendonça ou o jovem talento local Matias Canhoto.

O título nacional feminino foi antecipadamente garantido por Teresa Bonvalot, na etapa dos Açores.

No quadro competitivo feminino, a prova que fecha o pano da Liga MEO Surf 2022 conta com vários várias jovens como a actual campeã nacional Pro Júnior sub-20, Érica Máximo, ou Carina Duarte, Carolina Santos, Maria Salgado e Gabriela Dinis.

Em Peniche serão ainda premiados os melhores surfistas locais, a melhor onda e a melhor pontuação feminina.

À margem da competição, na sexta-feira, será promovida uma iniciativa ambiental com uma palestra sobre a importância da protecção dos oceanos e uma limpeza de praia com o envolvimento de cerca de 160 crianças de sete escolas do concelho de Peniche.

Percurso na Liga MEO Surf 2022 de Guilherme Fonseca, de 25 anos, surfista de Peniche:

Liga#1 Figueira da Foz – 5.º lugar

Liga#2 Porto e Matosinhos – 5.º lugar

Liga#3 Ericeira – 17.º lugar

Liga#4 Ribeira Grande – 2.º lugar

Ranking actual: 2.º lugar com 2480 pontos e a 120 pontos da liderança

Requisito para ser Campeão Nacional: ir à final e ficar à frente de Guilherme Ribeiro, Eduardo Fernandes e Tomás Fernandes

A etapa ‘Bom Petisco Peniche Pro’ poderá ser acompanhada no local, em direto na Sport TV, em www.ansurfistas.com ou no facebook ou app MEO (posição 810 da grelha de canais).