Economia

Titulares de alojamento local devem comprovar manutenção da actividade

14 nov 2023 16:31

Proprietários têm dois meses, a contar de 7 de Outubro, para apresentar comprovativo, alerta Câmara da Nazaré

titulares-de-alojamento-local-devem-comprovar-manutencao-da-actividade
Documentos devem ser apresentados na plataforma do Balcão Único Electrónico ou no Balcão Único de Atendimento da câmara
DR

As alterações ao alojamento local, publicadas em Diário da República no passado dia 6 de Outubro, fixam o prazo de dois meses, a contar de 7 de Outubro, para os proprietários fazerem o comprovativo, informa a Câmara da Nazaré em nota de imprensa.

"Os titulares de registo de alojamento local estão obrigados a comprovar, no prazo de dois meses, a contar de 7 de Outubro de 2023, a manutenção da actividade de exploração, mediante apresentação de uma declaração contributiva que demonstre a efectividade do exercício da actividade, sob pena de cancelamento do registo, por decisão do presidente da câmara municipal territorialmente competente", salienta a autarquia.

"A medida surge na sequência das alterações do Alojamento Local relativas ao Artigo 21º da Lei n.º 56/2023, de 6 de Outubro", nota a câmara, e "apenas deixa de fora da obrigação de prova os titulares da exploração de alojamento local em habitação própria e permanente que não ultrapasse 120 dias por ano".

"Os titulares de registo de alojamento local devem, assim, apresentar as últimas declarações relativas a contribuições ao Estado relacionadas com a actividade de exploração de alojamento local (ex: última declaração de rendimentos para efeitos de IRS ou IRC ou última declaração periódica de IVA, com referência à actividade de exploração de alojamento local)".

Para actividades registadas este ano, serve a declaração de IVA ou, em alternativa, a declaração de início de actividade nas Finanças, prossegue o município.

Os documentos deverão ser apresentados na plataforma do Balcão Único Electrónico, podendo também ser apresentados, presencialmente, no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal da Nazaré, nos dias úteis, das 8:30 horas às 16 horas.