Sociedade

Tinham pintassilgos em cativeiro e acabaram identificados pela GNR

18 fev 2021 16:33

Coima pode ascender aos 3.740 euros. Militares da Guarda actuaram na sequência de uma denúncia através da linha SOS Ambiente

tinham-pintassilgos-em-cativeiro-e-acabaram-identificados-pela-gnr
Um exemplar de carduelis carduelis na versão portuguesa da Wikipedia
DR

Dois homens de 43 e 48 anos foram ontem identificados por detenção de espécies autóctones em cativeiro de forma ilegal, no Porto de Abrigo da Nazaré, no concelho de Nazaré.

A acção esteve a cargo do Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha.

"Na sequência de uma denúncia através da linha SOS Ambiente, os militares da Guarda encetaram diligências policiais que permitiram localizar o local onde se encontravam duas aves autóctones detidas em cativeiro, um exemplar de pintassilgo (Carduelis carduelis) em estado debilitado e outro exemplar de hibrido de pintassilgo, proveniente do cruzamento de canário com pintassilgo", refere a GNR em comunicado.

As aves foram resgatadas e entregues no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM), para monitorização e recuperação do seu estado de saúde.

"Desta acção resultou a elaboração de dois autos de contraordenação por detenção de espécies autóctones em cativeiro, remetidos para Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, punível com uma coima que pode ascender aos 3.740 euros", acrescenta a GNR.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), "tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono". Para o efeito, "poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas", lê-se no comunicado..