Viver

The Voice: há uma voz de Leiria entre as melhores

22 jan 2023 12:00

Concurso exibido na RTP que termina hoje deu a conhecer Soraia Morais

the-voice-ha-uma-voz-de-leiria-entre-as-melhores
Depois da televisão, a cantora quer gravar um álbum
Ricardo Graça

A edição do The Voice Portugal que termina hoje deu a conhecer Soraia Morais, de Leiria, que chegou ao último grupo de oito concorrentes, integrada na equipa do mentor Dino d'Santiago. Uma história de praticamente três meses desde a prova cega exibida pela RTP em meados de Outubro, com a cantora de 29 anos, que saiu do programa a 8 de Janeiro, a falhar, apenas, dois episódios: meia-final e final.

Agora, Soraia espera capitalizar as noites de domingo em que, entre provas, duelos, batalhas e galas, entregou aos espectadores da estação pública canções como “Piece of my Heart”, de Janis Joplin, logo a abrir, e “Purple Rain”, de Prince, na derradeira participação, já com “sentimento de despedida”.

“Tenho muitas ideias que pretendo pôr em prática”, adianta ao JORNAL DE LEIRIA. E imagina “um álbum de covers e um de originais”, alinhados entre o soul e o R&B, “sem deixar as raízes africanas”.

Empregada num café até começar a avançar no The Voice Portugal, Soraia Morais já esteve ligada contratualmente a uma produtora com que gravou temas originais e costuma cantar ao vivo em bares, discotecas, restaurantes e eventos, incluída nos projectos Sons Lusófonos e On Groove.

O perfil publicado no site da RTP revela que “o irmão é o grande apoio” e que “admira a avó, porque fugiu da guerra com quatro filhos e grávida de oito meses, trabalhou por turnos e, ainda assim, tinha força para cuidar dos cinco filhos”.

Também no The Voice Portugal Soraia Morais conheceu alguém que considera “incrível”, o mentor Dino d'Santiago. Com ele e com os professores de canto obteve ensinamentos preciosos. “Nunca tive aulas de música e ali aprendi muita coisa que me enriquece vocalmente”. Em breve, vai cantar em Lisboa, a convite do artista várias vezes premiado e autor do álbum Badiu, que está a levar todos os concorrentes da sua equipa no concurso da RTP ao palco do Tokyo, no Cais do Sodré.

Depois da experiência na televisão, de que resultaram “grandes amizades”, a cantora de Leiria diz-se pronta para perseguir novos objectivos. E comenta que o eventual sucesso está, sobretudo, relacionado “com o foco e com a dedicação”, sem depender de ajudas de terceiros. “Cada um tem a sua caminhada”.

A prestação no The Voice Portugal chega, segundo Soraia Morais, no momento certo. “Finalmente, ganhei coragem. Tinha-me inscrito há uns anos, chamaram-me e não apareci. Desta vez, tive atitude”. Não é demasiado tarde, acredita. “Cada coisa a seu tempo. Se não aconteceu até agora é porque não era para acontecer”.