Sociedade

Terço Comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima com contas em vidro da Marinha Grande

16 jun 2016 00:00

Por cada venda, um euro reverte a favor do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima

terco-comemorativo-do-centenario-das-aparicoes-de-fatima-com-contas-em-vidro-da-marinha-grande-4420

O Terço Comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima, que nasceu de uma parceria entre a Aciso, o Santuário de Fátima e a Imprensa Nacional - Casa da Moeda, é composto por contas em vidro soprado, produzidas artesanalmente na Marinha Grande. O passador e o crucifixo são em zamak com acabamento de cobre e prata e a corrente e arame em latão prateado.

Cada peça é embalada em caixa própria, acompanhada de um livro explicativo, em sete idiomas, e com Selo de Certificação emitido pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda.  Cada terço tem um valor de venda ao público de 12 euros. Por cada objecto vendido, um euro reverterá a favor do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima para a construção de um Lar Residencial para adultos com deficiência e cujas famílias se demonstrem já incapazes de prestar o necessário acompanhamento. 

Segundo o presidente da Aciso, Francisco Vieira, o terço foi criado por uma equipa liderada por esta instituição, que incluiu a assessoria do Santuário de Fátima na elaboração de textos e selecção de imagens do seu arquivo fotográfico. 

"Em termos de design do produto teve o apoio inicial da jovem fatimense Kátia Silva e na fase final da equipa da Silvadesigners. A produção dos terços será feita manualmente e com recurso aos métodos tradicionais, devidamente enquadrada por fabricantes locais. O selo de garantia, livro explicativo e caixa são da responsabilidade da Imprensa Nacional - Casa da Moeda", informou ainda Francisco Vieira. 

"Toda a imagem de Fátima está ligada ao terço. Sendo um terço comemorativo, sabíamos que podia brilhar pela sua qualidade e dos conteúdos que o acompanham", acrescentou o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas. 

O Terço Comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima está à venda, a partir de hoje, nos estabelecimentos de artigos religiosos sediados em Fátima, para o público em geral e nas cinco fábricas aderentes, no caso de se tratar de compra para revenda.  "A partir daí, certamente que para todo o País e para todo o Mundo, especialmente para Igrejas evocativas a Nossa Senhora de Fátima ou para territórios com forte instalação de comunidades portuguesas emigrantes", informou Francisco Vieira. 

Para já, serão produzidas 50 mil unidades, numa produção artesanal e com materiais e fabrico local, o que dificulta a produção em larga escala.