Sociedade

Tensão em protesto de suinicultores na capital

11 mar 2016 00:00

Produtor de Leiria terá sido agredido pela polícia

tensao-em-protesto-de-suinicultores-na-capital-3360
Raquel de Sousa Silva

Dezenas de suinicultores tentaram ao fim da tarde de hoje atravessar a Segunda Circular, junto ao aeroporto, em Lisboa, mas foram impedidos por elementos da polícia, o que provocou alguns momentos de tensão entre manifestantes e elementos policiais.

Segundo a Lusa, os suinicultores, que se encontravam concentrados na Alta de Lisboa, junto à extremidade sul do aeroporto, queriam atravessar a Segunda Circular “para irem jantar”. Mas dezenas de elementos da polícia ter-se-ão deslocado para o local para os impedir de sair.

Um dos suinicultores disse à Lusa ter sido agredido pela polícia, queixando-se de ardor nos olhos, eventualmente provocado, segundo o próprio, por gás pimenta lançado pelos agentes policiais. De acordo com a SIC Notícias, trata-se de Carlos Dinis. Este é um produtor de Leiria, um dos muitos que se encontravam na manifestação em Lisboa.

Em declarações àquela televisão, o filho do suinicultor disse ter já ter apresentado queixa. A Lusa revela que o comandante da divisão de trânsito, João Amaral, se dirigiu ao suinicultor que se queixou da agressão, lamentou e pediu desculpa pelo sucedido, assegurando que iria averiguar as circunstâncias do que aconteceu e chamar à responsabilidade o elemento policial responsável por este acto.

Cerca de 300 camiões de suinicultores do país inteiro deslocaram-se ao início da tarde de hoje para Lisboa para protestarem em frente ao Ministério da Agricultura, pedindo ajuda para um sector que dizem estar "à beira do colapso".

A organização quis manter este protesto em segredo, mas os camiões acabaram por ser interceptados pela polícia à entrada dos principais eixos da cidade, acabando por provocar congestionamento no trânsito.