Viver

Tema inédito inspirado na Senhora do Monte vale prémio para um novo talento de Leiria

14 dez 2023 14:53

Estela Alexandre venceu o 2.º Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria

tema-inedito-inspirado-na-senhora-do-monte-vale-premio-para-um-novo-talento-de-leiria
A antiga aluna do Orfeão de Leiria estudou com Filipe Melo na ESML, em Lisboa
Gil Álvaro de Lemos / LCCM

“Lembro-me de lhe ter dito que não sabia bem se o meu lugar era no jazz”, conta Estela Alexandre, sobre as primeiras aulas com o pianista Filipe Melo, em Lisboa. A antiga aluna do Orfeão de Leiria é a vencedora do segundo Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria, promovido pela Leiria Cidade Criativa da Música. Concorreu com o pseudónimo Leuzea Longifolia – nome da planta protegida por microreserva nos Pousos – e ganhou com a obra “Senhora do Monte”, escrita, precisamente, para orquestra jazz, de acordo com o regulamento: quatro trompetes, quatro trombones, cinco saxofones, bateria, contrabaixo, guitarra, piano e vibrafone.

“Fala de muitas outras coisas e de muitas outras paisagens de Leiria”, esclarece a autora. A escolha da Senhora do Monte para título inspira-se, por exemplo, na possibilidade “de a cidade ter nascido ali perto, em São Sebastião do Freixo” e na circunstância de a nascente do rio Lis ocorrer “naquela zona”. Há, ainda, a força do horizonte obtido a partir do miradouro, “quase um quadro vivo”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ