Sociedade

“Tem cofres cheios, mas não tem capacidade para investir”

28 nov 2015 00:00

CDU critica liderança socialista na Câmara da Marinha Grande

tem-cofres-cheios-mas-nao-tem-capacidade-para-investir-2564
Daniela Franco Sousa

“Esta câmara tem cofres cheios, mas não tem capacidade para investir”. A crítica de José Luís Sousa à liderança socialista foi partilhada por outros deputados da bancada da CDU, após apreciação da actividade e da situação financeira do Município da Marinha Grande, na última Assembleia Municipal.

Comparando períodos homólogos, de 1 de Janeiro a 31 de Outubro, dos anos 2014 e 2015, Filipe Andrade, da CDU, verificou que o município tem “quase 10 milhões de euros” em depósitos.

“No campo das receitas, constatamos um aumento das mesmas em 6,9%, a que corresponde um aumento real de cerca de 1,5 milhões de euros, sendo que a rubrica 'outras receitas' teve um aumento de 85%.

Isto é, um valor real de mais cerca de 5 milhões de euros”, apontou Filipe Andrade. Em contrapartida, deu-se “uma diminuição das despesas de capital de 13,4%” e “uma diminuição de aquisição de bens de capital de 14,5%”.

Apenas se verificou aumento das despesas correntes em "aquisição de bens e serviços" de 4,2%. Assim, conclui, por “incapacidade da gestão”, a câmara “gasta mais em 2015 em despesas correntes não adoptando políticas de contenção de custos”, mas “gasta menos em investimento, porque não tem uma visão estratégica em termos de obras e não tem sequer projectos prontos para avançar”.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente