Sociedade

Teleassistência permite emitir lembretes

9 jul 2017 00:00

Leiria

teleassistencia-permite-emitir-lembretes-6776

Cinquenta idosos do concelho de Leiria em situação de isolamento social vão receber equipamentos de teleassistência, que permitem emitir avisos para tomas de medicamentos ou ingestão de água, no âmbito do Projecto 10 Mil Vidas, a que o Município de Leiria se candidatou.

Ana Valentim, vereadora da Acção Social, explica que através deste equipamento – um telemóvel e um relógio equipados com botões de emergência -, os idosos podem solicitar assistência a qualquer hora do dia, seja em questões relacionadas com saúde, segurança, solidão ou outras necessidades de apoio.

“A Câmara de Leiria já tinha um projecto de teleassistência através da Cruz Vermelha de Lisboa, mas este é mais abrangente. Além da emergência, é possível fazer a monitorização através de uma plataforma informática acedida pelos familiares, assistentes da autarquia ou nossos parceiros sociais”, acrescenta.

Segundo a vereadora, o projecto da Associação Nacional de Cuidado e Saúde vai permitir, por exemplo, que o idoso receba um alerta sonoro a avisá-lo da toma de um medicamento ou da ingestão de água, num dia de calor, até porque o aparelho mede a temperatura ambiente.