Economia

Tecnologia e sinergias ajudam a facturar muito com poucas pessoas

24 set 2015 00:00

Uma empresa com um grande volume de negócios nem sempre emprega muitas pessoas. Tecnologia de ponta e uma boa gestão de sinergias contribuem para bons resultados

tecnologia-e-sinergias-ajudam-a-facturar-muito-com-poucas-pessoas-2131
Raquel de Sousa Silva

Pode uma empresa com apenas um trabalhador obter um volume de negócios de 12,5 milhões de euros? Que estratégias adoptou e como decorre o dia-a-dia em termos administrativos, logísticos e outros? Numa época em que tanto se fala da importância das empresas aumentarem as vendas e, sobretudo, a produtividade, o JORNAL DE LEIRIA foi tentar perceber o que explica esta situação.

De acordo com a última listagem das 250 maiores empresas  do distrito de Leiria (publicada no ano passado, dados referentes a 2013), a Practivar-Viva Melhor Sempre era a empresa com melhor performance. Dedica-se à venda de produtos naturais e dietéticos e livros correlacionados com esses produtos e, em 2013, com dois trabalhadores, obteve uma facturação de 17 milhões de euros.

A produtividade (valor acrescentado bruto por empregado) foi de 1,3 milhões de euros e o lucro de 1,9 milhões. A REN, empresa que gere a infraestrutura das reservas de gás
natural no concelho de Pombal, é outro exemplo de uma empresa com poucos trabalhadores (oito), grande volume de negócios (13,1 milhões de euros) e elevada produtividade (1,5 milhões de euros).

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente