Economia

Tecnologia de Carlos Ribeiro pode ser aplicada na exploração interplanetária e recebeu prémio europeu para "PME altamente inovadoras"

19 dez 2017 00:00

Projecto liderado pelo investigador do IPL e Eduardo Castañeda já havia sido, em 2016, um dos vencedores do programa Carnegie Mellon Portugal Entrepreneurship in Residence.

tecnologia-de-carlos-ribeiro-pode-ser-aplicada-na-exploracao-interplanetaria-e-recebeu-premio-europeu-para-pme-altamente-inovadoras-7851
Jacinto Silva Duro
Se um dia Portugal tiver uma palavra a dizer na exploração de outros planetas, na revolução e automação agrícola ou no modo como interagimos com o nosso carro ou os electrodomésticos isso ficar-se-á a dever ao investigador do Instituto Politécnico de Leiria Carlos Ribeiro e à sua startup TWEVO.
 
Com o seu modem REVOsdr, o docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), é um dos vencedores do financiamento europeu SME no âmbito do quadro Horizonte 2020 que selecciona os projectos "mais inovadores, com elevado potencial de criar novos mercados ou revolucionar os existentes, no âmbito das pequenas e médias empresas (PME) de toda a Europa."
 
A TWEVO ficou em quinto lugar entre mais de 650 candidaturas de toda a Europa, após ter sido apresentada à Agência Europeia para as PME. A empresa criada em Fevereiro deste ano, actualmente, conta com seis colaboradores, está sediada na incubadora de empresas do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.
 
Como funciona a tecnologia da TWEVO?
Imagine uma empresa como a EDP, que conta com linhas de alta, baixa e média tensão espalhadas por todo o País e algumas em locais de pouca acessibilidade. Para facilitar a tarefa de examinar as linhas, são usados drones equipados com sensores. Com o modem wireless REVOsdr, de Carlos Ribeiro, é possível, sem que o operador esteja a ver o aparelho, controlálo e receber em tempo real, tudo o que ele está a ver e tomar medidas para voltar atrás e examinar um local específico, sem o atraso que este tipo de comunicações normalmente têm.
 
A tecnologia também pode ser usada em agricultura inteligente para operar máquinas agrícolas robóticas em agricultura extensiva, como tractores ou ceifeiras-debulhadeiras, que percorrem enormes campos sem terem um operador humano ao volante. A exploração extraterrestre também poderá estar no caminho da startup.
 
Em 2016, o projecto liderado por Carlos Ribeiro e Eduardo Castañeda foi um dos vencedores do programa Carnegie Mellon Portugal Entrepreneurship in Residence (inRes) 2016, com o modelo de negócio de base tecnológica, focado em links avançados sem fios para veículos profissionais remotos. "Uma das reuniões mais extraordinárias que Carlos Ribeiro teve, este ano, nos E.U.A. foi com o CEO da Astrobotics, uma das poucas empresas norte-americanas que produzem rovers utilizados na exploração de outros planetas.

"Nem queria acreditar no interesse dele", conta. Esta empresa norte-americana está a criar veículos autónomos para serem usados na colonização de Marte.

REVOsdr
O modem REVOsdr proporciona protecção extra aos dados de comando transmitidos. Ou seja, minimiza a probabilidade de um drone ficar sem controlo ou de ser pirateado por hackers. O dispositivo destaca-se da oferta existente no mercado por permitir manter a ligação wireless durante mais tempo e por distâncias maiores.

A capacidade de lidar com interferências - jamming - intencionais ou decorrente dos muitos equipamentos rádio que nos rodeiam e o aumento da distância entre o operador e o drone são duas das características diferenciadoras desta tecnologia.

SME Instrument
“É a Liga dos Campeões das empresas”, diz o director da Agência Europeia para PME, Bernd Reichert. O SME Instrument faz parte do Conselho Europeu de Inovação (EIC), que apoia empresários, pequenas empresas e cientistas com oportunidades de financiamento e serviços de aceleração.

O foco principal do programa EIC são as inovações radicais e criativas que melhoram a produtividade e a competitividade internacionais, geram novos postos de trabalho e conduzem a padrões de vida elevados.

Neste âmbito, o SME Instrument selecciona os projetos mais inovadores e "disruptivos" de PME de toda a Europa, com elevado potencial de criação de novos mercados, ou de revolucionar existentes, e de impulsionar o crescimento económico.