Saúde

Técnica põe bebés a comer sólidos desde os seis meses

13 nov 2015 00:00

Bebés a comerem fruta e legumes sólidos pela sua mão em vez das tradicionais sopas e papas é uma prática com cada vez mais adeptos em Portugal e que, segundo pediatras, tem benefícios físicos e emocionais para a criança

tecnica-poe-bebes-a-comer-solidos-desde-os-seis-meses-2454

O ‘Baby Led Weaning’ (BLW) consiste em oferecer ao bebé, quando inicia a alimentação complementar, a partir dos seis meses, os alimentos que os pais estão a comer e deixá-lo comer o que quer, na quantidade que quer.

“O bebé deve acompanhar os pais em todas as refeições e, no tabuleiro, vamos dispor comida adequada para ele. Adequada no tamanho porque, com seis meses, não consegue fazer pinça fina, agarra com a mão inteira”, por isso, o ideal é oferecer-se a chamada finger food – com feitio de dedo”, disse à agência Lusa a pediatra Graça Gonçalves.

Além disso, a comida não pode ser demasiado dura “porque o bebé não conseguiria roer e poderia engasgar-se”, nem demasiado mole porque irá esmagá-la. Nos primeiros tempos, o ideal é oferecer- lhe legumes cozidos e fruta, alargando depois a oferta a outros alimentos, sugere a médica.

Habituados à tradição das sopas e papas, muitos pais temem a prática BLW por causa do engasgamento. Graça Gonçalves admitiu que pode ocorrer, mas assegurou que os bebés têm mecanismos de defesa.

Quanto às quantidades, o BLW “baseia-se naquilo que a criança já faz quando mama em livre demanda: o bebé vai comer a quantidade que quer e vai escolher, dentro da oferta, aquilo que quer comer”.

Uma das vantagens deste método é o fim das “batalhas à mesa”, pois “o bebé ganha confiança na comida e consegue adquirir a capacidade da mastigação, que é uma coisa que tem uma janela muito estreita para se conseguir fazer”.

É também estimulada a motricidade fina e um bom desenvolvimento da arcada dentária e de todas as estruturas à volta da boca.