Viver

Teatro José Lúcio da Silva ganha financiamento para quatro anos

13 abr 2022 09:36

Candidatura do Teatro José Lúcio da Silva foi aprovada no primeiro Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

teatro-jose-lucio-da-silva-ganha-financiamento-para-quatro-anos

O Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, está entre 38 equipamentos de todo o país que vão ser financiados no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. A proposta de decisão já foi comunicada. Segue-se um período de 10 dias úteis para audiência de interessados.

A candidatura do Teatro José Lúcio da Silva agora aprovada contempla um financiamento anual de 200 mil euros, em 2022, 2023, 2024 e 2025, para apoio à programação, num total de 800 mil euros.

No mesmo concurso, a candidatura do Teatro Miguel Franco não recebeu aprovação.

O Teatro Municipal de Ourém, por outro lado, vai também receber 800 mil euros.

O Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, o primeiro de sempre, recebeu 61 candidaturas, mas só 57 foram apreciadas, depois de quatro serem excluídas na fase de verificação.

O financiamento do Estado é atribuído de acordo com diferentes patamares – entre os 50 mil e os 200 mil euros anuais – e corresponde, no máximo, a metade do orçamento global do plano proposto, sendos os restantes 50% assegurados pela entidade gestora do equipamento.

Segundo o comunicado da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, as candidaturas foram avaliadas tendo em conta a apresentação de um plano de programação dedicado às artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), podendo ainda incluir outras áreas, como o cruzamento disciplinar, artes visuais, cinema, residências e acções de mediação e de formação.

A apresentação de, pelo menos, 15% de obras que tenham recebido apoio da DGArtes, no domínio da criação, e a realização de, no mínimo, 10% de co-produções originais, foram outros dos critérios considerados na análise das candidaturas.

Está previsto um novo concurso em 2023.

* Actualização às 17:56 horas para incluir informação sobre o Teatro Municipal de Ourém