Viver

Teatro da Rainha estreia Antigonick de Anne Carson em Portugal

15 nov 2023 19:06

A nova produção do Teatro da Rainha instala-se no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, com sete apresentações

teatro-da-rainha-estreia-antigonick-de-anne-carson-em-portugal
Sessões entre 15 e 25 de Novembro
Margarida Araújo / Teatro da Rainha

É esta quarta-feira, 15 de Novembro, pelas 21:30 horas, que o Teatro da Rainha estreia, pela primeira vez em Portugal, a peça Antigonick, da poeta e tradutora Anne Carson.

O espectáculo é apresentado no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) de Caldas da Rainha e volta a palco nos dias 16, 17, 18, 24 e 25 de Novembro, sempre às 21:30 horas, e, também, no dia 19 de Novembro, às 16 horas.

Estão, ainda, disponíveis sessões para escolas, mediante marcação, durante a tarde, nos dias 16, 17, 22, 23 e 24 de Novembro.

Antigonick, é uma versão de Antígona, de Sófocles, com Anne Carson, entre outras novas perspectivas, a acrescentar-lhe uma personagem, Nick, cujo papel é medir coisas.

O espectáculo tem encenação de Fernando Mora Ramos, a partir da tradução de Isabel Lopes para o original da autora canadiana.

O elenco de actores conta com Beatriz Antunes, Carlos Borges, Fábio Costa, Henrique Manuel Bento Fialho, Isabel Lopes, João Costa, Mafalda Taveira, Nuno Machado e Vítor M. de Sousa

“A Antígona de Anne Carson não apresenta qualquer respeito por um poder degenerado em totalitarismo – quando é condenada nem sequer tenta argumentar o seu caso como faz no texto clássico, o rei já não merece da sua parte o mínimo respeito, a sua recusa da injustiça é tão obstinada que poderíamos pensar que enlouqueceu, distanciando-se radicalmente da personagem sofocliana”, pode ler-se na nota de divulgação partilhada pelo Teatro da Rainha.

“A tragédia grega é de tal forma exacerbada que já não há ideia de futuro, há apenas o arrependimento de não se ter aprendido mais cedo, de não se ter agido mais cedo. Às vezes é mesmo tarde demais”, é referido no texto disponibilizado pela companhia de Caldas da Rainha, que apresenta Antigonick como “uma apelo à desobediência civil quando somos governados por tiranos, por haver uma diferença radical entre justiça e legalidade e porque todo o plano autocrático deve ser combatido com um vontade inabalável”.

No âmbito desta nova produção, o Teatro da Rainha recebe a 25 de Novembro, às 16 horas, no Pequeno Auditório do CCC, o professor catedrático José Pedro Serra para uma conversa acerca de Antígona, personagem clássica “que continua a inspirar acesos debates” .