Viver

Teatro com audiodescrição e LGP encerra o festival Novos Ventos

5 jul 2022 09:46

Últimos espectáculos do festival Novos Ventos em 2022 acontecem nas Cortes, Leiria, ao longo de três dias

teatro-com-audiodescricao-e-lgp-encerra-o-festival-novos-ventos
O Globo de Saramago – 1993 estreou no Funchal em Março deste ano
Carlos Gomes

O espectáculo O Globo de Saramago – 1993 vai ser apresentado com audiodescrição e tradução em língua gestual portuguesa no próximo domingo, 10 de Julho, no encerramento do festival de teatro comunitário e novo circo Novos Ventos.

A produção do Leirena, companhia com sede em Leiria que também é responsável pela organização do Novos Ventos, vai a palco pelas 21:30 horas, na Quinta da Cerca.

A entrada é livre.

Segundo Frédéric da Cruz Pires, director artístico do Leirena, este é um primeiro teste para a evolução do Novos Ventos em 2023 e 2024, anos em que o objectivo passa por ter em cada semana pelo menos um espectáculo inclusivo, além de melhorias relacionadas com a mobilidade dos espectadores.

O último fim-de-semana do Novos Ventos em 2022 começa na sexta-feira, 8 de Julho, pelas 21:30 horas, na Casa Museu João Soares, com o espectáculo Vai Ser Até Difícil Habitar Amanhã, de Victor Rigonatti e Margarida Franco, que resulta de uma residência artística proporcionada pelo Leirena, através de uma bolsa de criação, para estudantes da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Porto.

No sábado, 9 de Julho, à mesma hora, mas na Quinta da Cerca, o ASTA Teatro, da Covilhã, apresenta Máquina de Encarnar.

Domingo, 10 de Julho, os espectáculos de teatro comunitário arrancam às 15 horas, também na Casa Museu João Soares.

Organizado pelo Leirena, o Novos Ventos cria momentos de teatro comunitário com a população – um encenador e actores do Leirena estão com os grupos durante uma semana a trabalhar temas locais – e acolhe residências artísticas proporcionadas por bolsas atribuídas a estudantes da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Porto, e do Instituto Nacional de Artes do Circo, de Famalicão, além de receber várias companhias profissionais.

Este ano, foram anunciados 32 espectáculos de teatro e novo circo (12 profissionais e 20 comunitários) e o envolvimento no festival de 355 pessoas e 26 colectividades, nas freguesias de Marrazes, Monte Redondo, Arrabal e Cortes.