Sociedade

Taberna O Tributo: para somar a tradição com a modernidade

6 jun 2018 00:00

Uma oferta que combina petiscos, diárias e refeições à carta, baseada na cozinha tradicional portuguesa.

Foto de Ricardo Graça

Mais do que uma homenagem, são várias homenagens. A Leiria e aos leirienses, ao vinho, à cultura e à família, neste caso, através de uma chamuça com raízes em Goa e Moçambique, que é receita lá de casa. O espaço Taberna O Tributo, inaugurado no último fim-de-semana, anuncia uma oferta que combina petiscos, diárias e refeições à carta, baseada na cozinha tradicional portuguesa, com empratamento cuidado e uma interpretação própria e moderna. Está localizado na Estrada de Nossa Senhora do Amparo, logo no início da subida para os Marrazes, perto da Rua Manuel Simões Maia, e vai funcionar todos os dias, excepto ao domingo e noites de terça-feira.

A imagem da loggia do castelo de Leiria está em grande destaque no interior da Taberna O Tributo, onde constam, entre as especialidades âncora, o bife da casa, sugerido com batata doce e batata nova, assado de legumes e cogumelos silvestres, maionese de trufa e saladinha de rebentos, o surf & turf, ou seja, bifinhos de vaca e porco preto, lulas e camarão, batata a murro, legumes e açorda de fumeiro, o t-bone ou costeleta de vaca na sertã, batata nova à padeiro e salada de agrião, rúcula e sementes de girassol, o polvo em fumo de alecrim, com lentilha germinadas, cenoura, algas, bróculos, favas, cogumelos e puré de funcho e batata doce, o bacalhau de oliveira, isto é, a posta com crumble de broa, presunto e macadâmia, tapenade de azeitona, batata nova e couve lombarda, e, ainda, o filete de robalo com juliana de couve, cenouras, vieiras, orelha de judas e pota no wok, com risotto negro. As diárias de segunda a sexta-feira, ao almoço, ficam por 9,80 euros e incluem pão, entradas, sopa, prato principal, bebida, sobremesa e café. Já o preço médio das refeições à carta situa-se entre 15 e 20 euros por pessoa, dependendo do apetite no domínio dos vinhos, dos acepipes e das coisas doces. A equipa do chef Márcio Ribeiro quer causar impacto também com propostas saudáveis e opções vegetarianas, disponíveis todos os dias, em que se destacam as saladas e os pratos de risotto.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ