Sociedade

Suspeito de maus-tratos a animais alvo de queixas na PSP

30 ago 2019 00:00

R. P. identifica-se como veterinário e treinador

suspeito-de-maus-tratos-a-animais-alvo-de-queixas-na-psp-10628
Alexandra Barata

A APAMG - Associação Protectora de Animais da Marinha Grande apresentou uma queixa na PSP dos Marrazes, em Leiria, no dia 16 de Agosto, contra R. P., por suspeita de maus-tratos a animais.

Esta é, pelo menos, a terceira participação feita contra R.P., que tanto se apresenta como veterinário, como treinador de cães, para facilitar o processo de adopção. A APAMG classifica a situação de “extrema urgência” e pede celeridade nas investigações.

“Estamos perante uma pessoa que adopta animais, que ‘lhe morrem nas mãos’ (segundo ele) e, em vez de procurar ajuda imediata, filma e envia vídeos dos mesmos”, denuncia a associação da Marinha Grande.

O JORNAL DE LEIRIA teve acesso a dois vídeos, da autoria de R. P., que faz observações sobre os cães para a câmara. Num deles, filma um cachorro em agonia, sem manifestar qualquer compaixão pelo animal.

Noutro, mostra outro cachorro aparentemente sem vida, como comprova, virando-o de um lado para o outro. Para comprovar as suspeitas, a APAMG entregou à PSP vários vídeos e os registos de conversas nas redes sociais entre R. P., de 30 anos, pessoas que tinham cães para adoptar, e voluntários de associações de defesa dos animais, indicadas como testemunhas do processo.

Face à estranheza da conduta de R. P., uma “amiga dos animais” contactou a mãe e o irmão, que vivem na Suíça, e a exnamorada, com quem morava na Alemanha, e constatou que já tinha sido visto a infligir maus-tratos a animais.

Aliás, segundo conta esta voluntária, que apresentou queixa contra R. P. no dia 18 de Julho na PSP, o fim da relação com a namorada deve-se ao facto desta o ter encontrado a injectar insulina no cão, o que a t

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ