Sociedade

Surma vai ao South By Southwest e apresenta hoje novo álbum

13 out 2017 00:00

A artista mostra-se nos E.U.A. em 2018.

Uma sexta-feira 13 parece o dia ideal de sorte para Surma, a artista de Leiria lança hoje o seu mais recente álbum Antwerpen e confirma a sua presença na edição de 2018 do festival norte-americano South By Southwest (SXSW).

Em dois anos e meio, Débora Umbelino - que dá corpo a Surma - levou o seu projecto solitário de exploração de sons, Surma, até sete países em mais de 150 concertos. Tinha apenas o single Maasai, quando começou a gravar o disco de estreia.

Enquanto one woman band que domina teclas, voz, cordas, pedais e botões, e não se deixa ficar num ou noutro género musical, Surma preparou o seu registo de estreia Antwerpen como se estivesse num laboratório.

Em colaboração com a Casota Collective, que integra elementos dos First Breath After Coma, construiu uma renovada identidade sonora e visual, da qual Hemma foi o primeiro cartão de visita.

Antwerpen é hoje lançado em versão CD e digital, pela Omnichord Records, e apresentado no domingo com um concerto no espaço O Nariz, em Leiria, pelas 17:30 horas. O vinil colorido chega a dia 26 de Outubro.

O SXSW é um festival que junta eventos de media, cinema, música e conferência com as mais recentes novidades do mundo do espectáculo, que acontece a meio de Março, em Austin, no Texas. Congrega, todos os anos, cerca de 50 mil pessoas.