Viver

Surma lança EP de Natal em homenagem a Ryuichi Sakamoto

22 dez 2023 11:00

Uma viagem “exploratória, pura e corajosa”, anuncia a Omnichord

surma-lanca-ep-de-natal-em-homenagem-a-ryuichi-sakamoto
Em 2023, Débora Umbelino actuou no SXSW, nos Estados Unidos
João Hasselberg

Nove peças “curtas, contemplativas e maioritariamente instrumentais”, pode ler-se na nota de divulgação, constituem if i’m not home : i’m not far away, o novo trabalho de Surma.

Disponível a partir desta sexta-feira, 22 de Dezembro, nas plataformas digitais, é o EP de Natal da artista de Leiria e é, também, uma homenagem ao compositor Ryuichi Sakamoto, que morreu este ano, em Março.

O piano que introduz o primeiro tema, “yūgen :”, sugere desde logo pistas dos preciosos ensinamentos do mestre Sakamoto e inaugura uma breve e reflexiva viagem que traduz sentimentos de solidão, distância e saudade, mas também de empatia, amor e família”, avança o comunicado distribuído pela Omnichord.

Ao longo do caminho, Surma mergulha em várias texturas sonoras, da electrónica à freak folk, passando por referências de ambient, música experimental e free jazz. Apesar de estar, na maior parte do disco, concentrada nas máquinas, ouve-se o seu singular dialecto em duas canções, “m.auve” e “héloïse””, é referido no mesmo texto.

Em if i’m not home : i’m not far away há uma “entrega exploratória, pura e corajosa”, que, segundo a editora, mostra Surma “como nunca a escutámos, mas num registo que apenas ela poderia oferecer, em nove propostas vanguardistas que manifestam a determinação e a capacidade infinita de se reinventar”.

A capa é de ELLEONOR e os motion graphics de Jorge Ramos.

Em 2023, Surma passou pelo SXSW, em Austin, Texas, e pelo Fabric Arts Festival, em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos, entre outros concertos e projectos.