Viver

Surma começa digressão europeia com 19 concertos em 19 dias

28 fev 2024 09:00

A artista de Leiria vai actuar em Espanha, França, Itália e Suíça

surma-comeca-digressao-europeia-com-19-concertos-em-19-dias
A nova tour de Surma fora de fronteiras arranca esta quarta-feira
Rui Palma

Entre León e Cambados são cinco horas de viagem, mas a nova digressão europeia de Surma, que começa e acaba no Norte de Espanha, naqueles dois municípios, prolonga-se durante praticamente três semanas fora de Portugal, com deslocações a França, Suíça e Itália pelo meio.

O álbum editado em Novembro de 2022, alla, é o fio condutor da viagem em que a artista de Leiria retoma o contacto com a internacionalização. Estão anunciados 19 concertos em quatro países.

Surma vai a palco todos os dias, excepto 15 de Março, e a 16 de Março actua duas vezes. A tour arranca esta quarta-feira, 28 de Fevereiro, no Teatro El Albéitar, em Léon.

A cantora e compositora que se deu a conhecer ao mundo através da Omnichord (editora de Leiria) com o disco de estreia Antwerpen, de 2017, segue depois, ainda em Espanha, para Oviedo e Sabiñanigo, atravessa os Pirinéus a 2 de Março e circula por Laval e Dijon (França), Genebra (Suíça), Barberaz e Gap (França), Thun, Nyon e Kreuzlingen (Suíça), Vigevano (Itália), Le Man, Nantes, Capbreton e Castres (França), antes do regresso a Espanha, com apresentações em Lugo e Ourense, e o derradeiro espectáculo a acontecer a 17 de Março, no espaço Krazzy Kray, em Cambados, na costa da Galiza.

Depois de alla, Surma lançou mais recentemente, já em Dezembro de 2023, um EP de homenagem a Ryuichi Sakamoto, com o título if i’m not home : i’m not far away – e no próximo mês, a 21 de Março, em Lisboa, participa no concerto de tributo Portugal Plays Sakamoto, agendado para o Museu do Oriente, com um cartaz encabeçado por Rodrigo Leão que inclui ainda o músico João Vasco.