Sociedade

Surfista italiano em paragem cárdio-respiratória resgatado na praia do Baleal

15 jun 2022 09:42

Vítima, de 57 anos, acabara de sair da água, quando se sentiu mal

surfista-italiano-em-paragem-cardio-respiratoria-resgatado-na-praia-do-baleal
Elementos do SeaWatch, recorrendo a oxigenoterapia e a um Desfibrilhador Automático Externo, conseguiram estabilizar o surfista
Projecto SeaWatch

Um italiano, praticante de surf, foi ontem, dia 14 de Junho, socorrido na praia do Baleal, no concelho de Peniche, por membros de uma equipa do projecto SeaWatch (da Autoridade Marítima Nacional), da Polícia Marítima, dos Bombeiros Voluntários de Peniche e da INEM, após ter entrado em paragem cárdio-respiratória. 

A vítima, de 57 anos, acabara de sair da água, quando se sentiu mal, tendo um nadador-salvador contactado as autoridades, pelas 15:30 horas, solicitando o apoio médico. 

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, foram imediatamente enviados para o Baleal os meios de socorro, tendo o surfista sido assistido na praia.

Porém, antes da chegada das equipas de apoio, o nadador-salvador iniciou manobras de reanimação com a ajuda de um médico que se encontrava no local. 

Os elementos do SeaWatch, recorrendo a oxigenoterapia e a um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), que equipa as viaturas AMAROK, deste projecto, continuaram os esforços de reanimação, após chegarem ao Baleal.

"Após diversas tentativas, foi possível reanimar a vítima, tendo sido assistida e estabilizada pelos elementos do INEM, sendo posteriormente transportada para fora da praia pelos elementos do Projecto SeaWatch, com recurso à viatura AMAROK, [até ao local] onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Peniche que a transportou, em estado estável, para uma unidade hospitalar", refere fonte da Autoridade Marítima Nacional.