Sociedade

Suinicultores afirmam já ter financiamento para a estação de tratamento

3 mai 2018 00:00

Presidente da Recilis garante que "a banca está disponível para apoiar em cerca de 12 milhões de euros" a construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES).

suinicultores-afirmam-ja-ter-financiamento-para-a-estacao-de-tratamento-8599
Maria Anabela Silva

O presidente da Recilis, David Neves, revelou, na última sexta-feira, que existem “várias instituições bancárias disponíveis” para financiar a construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES), com um montante na ordem dos 12 milhões de euros.

O anúncio foi feito durante a sessão de Assembleia Municipal (AM) de Leiria e acontece num momento em que o Ministério do Ambiente, em articulação com a Águas de Portugal, está a desenhar uma solução alternativa à da Recilis, depois de perdidos 9,1 milhões de euros de fundos comunitários para a ETES.

“Temos sido pró-activos para ajudar a resolver a questão do tratamento dos efluentes suinícolas. Posso informar que a banca está disponível para apoiar em cerca de 12 milhões de euros a construção da ETES”, disse David Neves, defendendo que a verba restante – nove milhões de euros – poderia passar por uma solução que envolvesse o Estado e os municípios.

Na sua intervenção, David Neves saiu em defesa do sector suinícola, que disse “não enjeitar a sua responsabilidade no passivo ambiental da região” e que “tem trabalhado afincadamente” para a “resolução definitiva do tratamento dos efluente

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ