Viver

Sugestões para o fim-de-semana: Tiago Bettencourt, um percurso Korrodi e Museus Imaginários

16 set 2021 17:00

Cultura: as nossas propostas em Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Ourém e Alcobaça

sugestoes-para-o-fim-de-semana-tiago-bettencourt-um-percurso-korrodi-e-museus-imaginarios

O cantor e compositor Tiago Bettencourt actua no sábado, 18 de Setembro, pelas 21:30 horas, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Outra figura nacional, Fátima Lopes, apresenta sexta-feira na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira o seu novo romance: Encontrei o amor onde menos esperava. A sessão começa às 21 horas.

No dia seguinte, às 17 horas e no mesmo local, é apresentado o livro O desenho impaciente, vencedor do prémio literário Afonso Lopes Vieira, com texto de Carlos Alberto Silva e ilustração de Irene Gomes, com inauguração da exposição com o mesmo nome.

Ainda em Leiria, o congresso científico dedicado a Francisco Rodrigues Lobo acontece hoje e amanhã, no Teatro José Lúcio da Silva, com transmissão no Facebook. Está agendada a ante-estreia do filme Lobo, criado e produzido pelo grupo Te-Ato.

Hoje, 16 de Setembro, arranca o 26.º festival de teatro Acaso, no Teatro Miguel Franco. A mesma sala acolhe no sábado o segundo espectáculo do programa preparado pel'O Nariz.

Em Monte Real, o vídeo do espectáculo Meia Praia Mar (apresentado em Agosto na Praia do Pedrógão, que se inspira na arte xávega) é exibido sexta-feira e sábado no Cine-Teatro de Monte Real.

Também no sábado, há performance da bailarina Inesa Markava, pelas 10:30 horas, no museu m|i|mo, no âmbito do projecto Museus Imaginários.

No Castelo de Leiria, às 11:30 e 15:30 horas, teatro para a infância e juventude: Eu é que conto, pela Fértil Cultura.

E à noite, depois das 21:30 horas, concerto de Himalion no espaço Habitat.

No domingo, 19 de Setembro, os concertos para bebés da Musicalmente voltam ao Teatro Miguel Franco, às 10 horas e às 11:30 horas.

O museu m|i|mo propõe, às 10:30 horas, uma oficina criativa pela escola de dança Clara Leão.

E o Banco das Artes Galeria, onde continua patente a exposição Uma vida inteira, de Nuno Sousa Vieira, organiza um percurso temático sobre Korrodi, com início às 18 horas.

Na Marinha Grande, há concerto de Cabrita, sábado, às 21:30 horas, na Casa da Cultura Teatro Stephens.

Em Ourém, também no sábado e à mesma hora, o Teatro Municipal de Ourém recebe o músico Paulo Praça.

Em Porto de Mós, no domingo, o altar do campo militar de São Jorge, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, é o cenário de um concerto do grupo Aire, que finaliza com uma oficina de dança tradicional e popular, no contexto do projecto Baile dos Pastorinhos.

Na Benedita, o festival Ao Teatro inclui Magalhães e Elcano, pelo grupo Ajidanha, às 21:30 horas de sábado, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho.