Economia

Sucatas travam negócio da reciclagem de equipamentos electrónicos

12 fev 2024 17:00

Portugal é um dos países da União Europeia onde a recolha destes resíduos é mais baixa por habitante

sucatas-travam-negocio-da-reciclagem-de-equipamentos-electronicos
.
Freepick
Daniela Franco Sousa

A Ecofuturo, da Marinha Grande, e a Reci Qwerty, de Pombal, são duas empresas dedicadas à recolha e ao desmantelamento de componentes/ equipamentos eléctricos e electrónicos, cujos diferentes materiais são canalizados para indústrias que os convertem em matéria-prima usada na criação de novos produtos.

São ambas empresas assentes no conceito de economia circular, cujo negócio tem vindo a crescer ao longo dos anos. No entanto, lamentam, a expansão da actividade só não é maior, porque continua a concorrer com o mercado paralelo das sucatas.

O Parlamento Europeu noticiou, com base nos dados do Eurostat, que a quantidade de equipamentos eléctricos e electrónicos colocados no mercado na União Europeia aumentou de 7,6 milhões de toneladas, em 2012, para 13,5 milhões de toneladas em 2021. E, neste período, o total

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ