Viver

“Step 2 Duplicate” no “Estado de Excepção” em Leiria

9 jul 2020 15:54

Performance terá lugar a 18 deste mês e reflecte sobre a presença do digital nas vidas contemporâneas

step-2-duplicate-no-estado-de-excepcao-em-leiria
Janice Palma e André Vasconcelos interpretam a peça
DR

Step 2 Duplicate, uma performance de dança contemporânea que se debruça, através do movimento, sobre a duplicação dos indivíduos e das suas relações interpessoais nas várias redes sociais, integra, a 18 deste mês, às 21h30, a programação do festival Estado de Excepção, organizado pelo Leirena Teatro.

A apresentação no festival que percorre as ruas do concelho de Leiria desde Junho é uma adaptação, para os tempos de pandemia, do original que estreou em 2019 no espaço cultural Rua das Gaivotas 6, em Lisboa.

O espectáculo em Leiria é gratuito, e o local específico da apresentação será anunciado oportunamente. Poderá também ser visto online nas páginas de facebook do Leirena Teatro e da Associação Cultural Vaca Magra, responsável pela co-produção de Step 2 Duplicate.

"A reflexão em movimento sobre os impactos das relações mediadas por um ecrã foi o mote que deu origem à criação desta peça e ganhou novo foco com as alterações às dinâmicas sociais provocadas pela pandemia por Covid-19".

Por causa dela, a versão de Step 2 Duplicate que integra o Estado de Excepção passa a ter dois bailarinos em palco, Janice Palma e André Vasconcelos, em vez dos dos quatro da versão original. A performance passa também a ter uma duração variável, entre os 30 e os 40 minutos, ao invés dos 60 da versão longa, explica uma nota à imprensa da Vaca Magra.

“Numa estratégia declarada de criação de novos públicos para a dança contemporânea, o envolvimento com a comunidade foi, desde sempre, uma das tónicas deste projecto que, através de live stream ou de reproduções de vídeos publicados nas redes sociais, fazia do público simultaneamente espectador e actor”.

Na adaptação para o festival de Leiria, e dado que a apresentação se realiza em espaço não convencional, o live stream na página do Leirena Teatro e da Associação Cultural Vaca Magra “cumpre a dimensão digital e de aproximação de públicos que o projecto quer manter”.