Viver

Sound Particles do IPLeiria nomeado para a categoria “Outstanding Product”

19 jan 2017 00:00

Software de áudio desenvolvido por Nuno Fonseca entre os melhores de Hollywood.

sound-particles-do-ipleiria-nomeado-para-a-categoria-outstanding-product-5782

O software 3D áudio Sound Particles, desenvolvido por um docente do Instituto Politécnico de Leiria, está entre os cinco nomeados pela Cinema Audio Society, para o prémio Outstanding Product na área de pós-produção.   

"Estou muito orgulhoso com esta nomeação, especialmente vinda da comunidade de profissionais de som de Hollywood. É fantástico ver o nosso trabalho a receber este tipo de reconhecimento", revela Nuno Fonseca, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria, que desenvolveu o software. 

O Sound Particles já se encontra a ser utilizado nos estúdios de Hollywood Skywalker Sound (Disney), Universal, Warner Bros, Fox, Sony, Paramount, Pinewood e Park Road.   

Segundo uma nota de imprensa, os vencedores das sete categorias que distinguem o desempenho excepcional na área da mistura de som durante o ano 2016, serão conhecidos no próximo dia 18 de Fevereiro, na 53.ª gala anual dos prémios da Cinema Audio Society, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.   

Este software, vocacionado para profissionais de som nas áreas do entretenimento utiliza sistemas de partículas de forma a criar facilmente milhares de sons em simultâneo, dando origem a efeitos sonoros de elevada complexidade, e em pouco tempo.    

Vocacionada para grandes produções cinematográficas, esta tencologia já foi utilizada em filmes como o remake do Poltergeist, The Forest, The Walk, Steve Jobs, Batman V Super-Homem, Tartarugas Ninja Heróis Mutantes: O Romper Das Sombras, O Dia da Independência: Nova Ameaça, Os Caça-Fantasmas, Os Sete Magníficos, entre outros.  

  Nuno Fonseca é coordenador da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia do Politécnico de Leiria e professor no departamento de Engenharia Informática da ESTG. É professor convidado da Escola Superior de Música de Lisboa, membro do Technical Committee on Sound for Digital Cinema & Television, da Audio Engineering Society, e membro da Society of Motion Pictures & Television Engineers. 

Recentemente criou a startup Sound Particles, que funcionar na Incubadora D. Dinis, em Leiria.