Sociedade

Sondagem coloca Raul Castro próximo da maioria absoluta

1 jun 2017 00:00

Candidato do PS com 43,8% das intenções de voto

sondagem-coloca-raul-castro-proximo-da-maioria-absoluta-6545
Maria Anabela Silva

O cabeça-de-lista do PS à Câmara de Leiria, Raul Casto, que, na sexta-feira apresentou publicamente a sua candidatura, está perto da maioria absoluta, segundo um estudo de opinião da Eurosondagem encomendado pelo Partido Socialista para o concelho de Leiria.

A cerca de quatro meses das eleições, Raul Castro, aparece com 43,8% das intenções de voto (2,5 pontos abaixo dos resultados que obteve nas autárquicas de 2013), enquanto Fernando Costa, que lidera a lista do PSD, surge com 22,4%.

Também no caso do cabeça- de-lista social-democrata a sondagem aponta para um resultado abaixo (menos 5,4 pontos percentuais) daquele que foi alcançado pelo candidato do PSD, Álvaro Madureira, em 2013.

Em terceiro lugar nas intenções de voto surge Anabela Baptista, candidata da CDU, com 4,1%, quando, nas eleições de há quatro anos, esta força política ficou na quarta posição atrás do CDS-PP.

Agora, o candidato dos centristas, Sérgio Duro, aparece na sondagem com apenas 2,5% das intenções de voto, aquém dos 4,6% alcançados em 2013 por António Martinho, então cabeça-de-lista do CDS-PP.

O Bloco de Esquerda ainda não anunciou o candidato à Câmara de Leiria, mas nesta sondagem é considerado o nome de José Peixoto, que surge em quarta posição, com 3,6% das intenções de voto.

Tendo em conta a projecção da sondagem, um exercício “meramente matemático presumindo que os inquiridos que responderam 'não sabe' ou não responderam [15,7%] se abstêm”, estes três partidos não conseguiriam qualquer mandato. De acordo com esta projecção, Raul Castro obteria 52% dos votos, que corresponderiam a sete ou oito mandatos, enquanto Fernando Costa ficaria com 26,6%, o que daria ao PSD três ou quatro vereadores.

Segundo os dados da sondagem, a percentagem de votos brancos, nulos, noutros candidatos e noutros partidos, ronda os 7,9%. Há ainda 15,7% de inquiridos que não respondem ou dizem não saber em quem irão votar.

Na projecção, esse valor é assumido como abstenção, mas, tendo em conta o que aconteceu nas autárquicas de 2013, quando 50% dos eleitores do concelho não votaram, é de esperar que a abstenção venha a ser muito superior a 15,7%.

Legislativas
PS ultrapassa PSD por margem mínima
O estudo de opinião faz ainda uma pergunta sobre as eleições legislativas, com os resultados a revelarem que, se o sufrágio para Assembleia da República fosse agora, o PS ultrapassaria o PSD no concelho de Leiria (31,2% contra 30,4%), o que seria um resultado inédito. Neste item da sondagem, o Bloco de Esquerda aparece como a terceira força política, com 5,9% das intenções de voto, seguido do CDS-PP (4,9%), CDU (2,6%) e PAN (0,9%). Há 17,6% de inquiridos que não responde ou diz não saber em quem votar e 6,5% de votos brancos, nulos ou noutro partido.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.