Opinião

Somos todos desiguais!

4 jul 2017 00:00

E porque acontece isto?

somos-todos-desiguais-6735

A escolha de um destemperado para presidente dos EUA, a saída do Reino Unido do bloco comercial mais rico do mundo, a eleição de um partido unipessoal para uma maioria absoluta esmagadora em França são alguns exemplos de uma época de instabilidade e incerteza.

Haverá várias origens, mas uma razão importante é a desigualdade. Como bem disse Obama, na ONU em Setembro de 2016, "um mundo no qual 1% da humanidade controla uma riqueza equivalente à dos demais 99% nunca será estável".

Mas, de que desigualdade falamos? Um estudo da Oxfam publicado em Janeiro de 2017 revela que 1% da população mundial tem mais dinheiro que os restantes 99%. Aliás, 8 (OITO!) pessoas têm tanto dinheiro como 50% da população mundial (ou seja, como quase 4.000.000.000 de pessoas). E a tendência é piorar.

Afinal, o rendimento dos 10% mais pobres aumentou 65 dólares por ano entre 1988 e 2001… enquanto os 1% mais ricos viram o seu rendimento aumentar 182 vezes no mesmo período.

Ou seja, estamos cada vez mais desiguais!

E porque acontece isto? Entre outros motivos: 1) empresas que privilegiam os lucros e os bónus dos administradores em lugar da justa remuneração dos trabalhadores (todos recordamos a disparidade salarial na Jerónimo Martins ou na Sonae)

*Professor e Investigador

Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.