Sociedade

Sobe para 39 o número de pessoas infectadas com covid-19 no lar em Aljubarrota

17 jun 2020 10:13

Presidente de Câmara reconhece que a situação é preocupante

sobe-para-39-o-numero-de-pessoas-infectadas-com-covid-19-no-lar-em-aljubarrota
Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Subiu para 39 o número de pessoas infectadas com covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça.

Em 36 utentes, são 29 os que testaram positivo ao novo coronavírus e, em 20 funcionários, foram dez os que acusaram positivo, adiantou a Câmara de Alcobaça ao JORNAL DE LEIRIA.

O Município aguarda nesta altura o resultado de mais 50 testes, que estão a ser realizados junto de quem esteve na creche e no jardim-de-infância ou recebeu apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota.

Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, reconhece tratar-se de uma situação “preocupante” e adianta que, entre as famílias dos utentes haverá pelos menos três casos suspeitos de terem contraído covid-19.

Entretanto, a creche e o jardim-de-infância foram encerrados e todos os espaços da instituição estão a ser desinfectados com o apoio da GNR, numa operação que irá decorrer ao longo do dia.

Ainda durante esta manhã a Câmara de Alcobaça irá realizar uma conferência de imprensa, onde serão apresentadas as medidas a agilizar entre diversas entidades.

Recorde-se que o foco na Santa Casa foi conhecido no sábado, na sequência do internamento de dois idosos "com patologias respiratórias" no Hospital de Leiria, onde "foram testados com resultado positivo para a covid-19", disse então, à agência Lusa, o provedor da instituição, José Carvalho.

Apesar da expressividade destes números, o boletim de hoje da Comissão Distrital de Protecção Civil de Leiria dá apenas conta de 497 casos positivos do novo coronavírus no distrito de Leiria, ou seja, mais 15 casos face ao boletim do dia anterior.