Desporto

Só a Luz recebeu mais jogos do que Leiria no pós Euro'2004

7 jun 2018 00:00

Nem Alvalade, nem o Dragão. O Magalhães Pessoa é o segundo estádio mais utilizado para partidas da Selecção Nacional de futebol. Fomos perceber porquê.

so-a-luz-recebeu-mais-jogos-do-que-leiria-no-pos-euro2004-8772

Portugal disputa esta quinta-feira, pelas 20:15 horas, o último teste antes do Campeonato do Mundo de futebol. Já com Cristiano Ronaldo no onze, a Argélia será o derradeiro adversário antes da viagem para a Rússia, fundamental para que tudo esteja afinado na hora de entrar em campo para defrontar a Espanha, a 15 de Junho.

E onde será o jogo? No Estádio da Luz, com certeza. O recinto do Benfica é, de resto, o preferido da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a realização de partidas da principal representação lusa.

O País, é sabido, gastou milhões e milhões de euros na construção de uma dezena de infra-estruturas para acolher o Campeonato da Europa, já lá vão 14 anos. Depois da final desse torneio, em que Portugal chorou a derrota na final com a Grécia, a Selecção Nacional já jogou, contando com a partida desta quinta-feira, 73 partidas neste cantinho à beira-mar plantado.

Ora, desses 73 jogos, nada menos do que 15 foram disputados no Estádio da Luz. Tudo aparentemente normal, já que se trata do maior coliseu do País, ainda para mais localizado na capital.

A surpresa vem a seguir. Qual Dragão, qual Alvalade, qual obra-prima de Souto de Moura em Braga. O segundo local onde decorreram mais desafios da Selecção Nacional de futebol foi… Leiria, que recebeu o dobro das partidas realizadas em Coimbra e Braga.

Estónia (2004), Arménia (2007), Chile (2011), Macedónia (2012), Camarões (2014), Bulgária e Bélgica (2016), e Estados Unidos (2017) já visitaram o Magalhães Pessoa.

Fomos tentar perceber as razões que estão por detrás desta predilecção. “Os responsáveis federativos sentem que existe uma espécie de dívida com alguns concelhos”, sublinha Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria.

“Têm a plena noção de que existe um conjunto de estádios municipais que não estão a ser tão bem aproveitados pelo futebol profissional e que precisam de mais apoio, como o Magalhães Pessoa, mas também Aveiro e o Algarve.”

Em jogos a doer, a escolha recai, por norma, nos recintos de FC Porto, Benfica e Sporting, enquanto as restantes partidas vão visitando preferencialmente os restantes sete estádios do Euro'2004. “Temos uma l

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ