Sociedade

Só 34% das crianças do distrito comem fruta e legumes suficientes

6 out 2018 00:00

Dados de estudo feito no âmbito do programa Heróis da Fruta.

so-34-das-criancas-do-distrito-comem-fruta-e-legumes-suficientes-9326

Cerca de 66% das crianças do distrito de Leiria, entre os dois e os dez anos, não cumprem a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a ingestão mínima de cinco porções diárias de fruta e legumes.

O dado consta de um estudo desenvolvido no âmbito do programa Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável, desenvolvido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e pelo Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

Realizado no último ano lectivo, o estudo abrangeu uma amostra de 12.764 alunos, com idades entre os dois e os dez anos, concluindo que, a nível nacional, sete em cada dez crianças não ingerem a quantidade mínima de fruta e de legumes recomenda pela OMS.

O estudo registou também diferenças entres os vários distritos e regiões, com Bragança a surgir como o território com maior percentagem de crianças abaixo das recomendaçõesda OMS (96,7%), seguindo-se a Guarda (91,9%) e os Açores (86,6%).

A equipa de investigadores avaliou também os efeitos da 7.ª edição do programa Heróis da Fruta na alteração de hábitos alimentares dos alunos, concluindo que quase 42% das crianças aumentam o seu consumo diário de fruta “após 12 semanas de participação no projecto”.

De acordo com um comunicado da APCOI, esse aumento foi sentido “em todos os distritos e regiões”, com Portalegre e registar a maior subida (mais 60,5%). No caso de Leiria, a implementação do projecto resultou num aumento de 37,2% na ingestão

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ