Sociedade

Slava Ukrayini: ucranianos agradecem a Leiria todo o apoio e prometem lutar pela independência

24 fev 2023 21:01

"Nas nossas veias corre a liberdade. Vamos continuar a lutar e não vamos desistir"

slava-ukrayini-ucranianos-agradecem-a-leiria-todo-o-apoio-e-prometem-lutar-pela-independencia

Iluminada com as cores amarelas e azuis, o edifício do Município de Leiria serviu de cenário para uma vigília em solidariedade para com o povo ucraniano, no dia que passa um ano de invasão russa.

Munidos de bandeiras e com as cores da Ucrânia estampada no rosto, crianças e adultos ouviram testemunhos sobre a solidariedade, o apoio, a tristeza e a guerra, que um ano depois não tem fim à vista.

Uma jovem cantora entoou o hino da Ucrânia, com os seus compatriotas a acompanharem-na na letra e a terminarem com uma das expressões mais vezes proferida: “Slava Ukrayini” (Glória à Ucrânia).

“Nas nossas veias corre a liberdade. Vamos continuar a lutar e não vamos desistir. Queremos agradecer a todos os voluntários que nos ajudaram e às empresas locais. É muito importante sentir que não estamos sozinhos. Não temos palavras para agradecer todo o apoio que o povo português tem prestado”, afirmou Yuliya Hryhoryeva, representante do Núcleo da Associação dos Ucranianos em Portugal de Leiria, perante um grupo de ucranianos e alguns portugueses.

Após um minuto de silêncio em memória das vítimas, Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, lamentou a “guerra sangrenta” e o inferno” que está a viver o povo ucraniano perante a invasão da Rússia.

“Esta é uma das histórias mais negras do último século, que vai ficar nos livros. Não tenho palavras para dizer aquele que é o sentimento para com o povo ucraniano, cuja guerra tantas vidas tira e tantas marcas deixou”, acrescentou o autarca.

Gonçalo Lopes agradeceu a toda a população de Leiria, “desde os mais pobres aos mais ricos”, que contribuíram com aquilo que puderam para ajudar os refugiados, fazendo votos para que a guerra acabe rapidamente.

Yuliya Hryhoryeva lembrou as “narrativas falsas” do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para anexar a península da Crimeia, “alegando uma guerra civil que nunca existiu”.

“O seu plano diabólico continuou para anexar toda a Ucrânia e acreditavam que conseguiam conquistá-la em três dias. Ucrânia não quebrou. Quero homenagear todos os heróis do meu povo que deram a vida pela pátria. Tenho muito orgulho na minha Ucrânia e nos meus compatriotas”, destacou.

A porta-voz dos ucranianos em Leiria admitiu que “sem ajuda internacional não seria possível fazer frente à máquina mortífera russa”.

“O nosso agradecimento ao povo português pelo acolhimento aos refugiados e pelo apoio enviado para a Ucrânia, assim como a gigante solidariedade”, rematou.