Viver

Sítio arqueológico do Lapedo “não está em risco”, garante director-geral do Património

13 fev 2023 15:53

Garantia deixada esta manhã em Leiria, à margem da assinatura de um protocolo para criação de um programa de interpretação e comunicação para o Vale do Lapedo, após “colapso” de fragmento de rocha no designando Testemunho Pendurado.

sitio-arqueologico-do-lapedo-nao-esta-em-risco-garante-director-geral-do-patrimonio
Ministro da Cultura presidiu a cerimónia de assinatura de protocolo para "valorização" do Lapedo
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

O sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho, no Lapedo, em Leiria, onde em 1998 foi encontrado o esqueleto do “Menino do Lapedo”, “não está em risco”, assegura o director-Geral do Património Cultural.

As declarações João Carlos dos Santos, proferidas esta manhã em Leiria, à margem da assinatura do protocolo para criação de um programa de interpretação e comunicação para o vale do Lapedo, contrariam uma das arqueólogas responsáveis pela escavações no local.

Num artigo publicado esta segunda-feira, no jornal Público, Ana Cristina Araújo revela que “a pala que servia de tecto ao Testemunho Pendurado, no sector mais rico do posto de vista científico e patrimonial, colapsou, arrastando sedimentos e as ocupações arqueológicas ali contidas, perdendo-se um perdendo-se um património único e irrepetível”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ