Economia

Sindicato denuncia trabalho excessivo nos hotéis da região

24 ago 2018 00:00

Na restauração também há irregularidades, diz o sindicato

sindicato-denuncia-trabalho-excessivo-nos-hoteis-da-regiao-9141
Raquel de Sousa Silva

Trabalho excessivo, em alguns casos sem descanso semanal, salários abaixo da tabela, postos de trabalho preenchidos por estagiários e jovens sem contrato. Estas são algumas das situações que o Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria e Restauração do Centro afirma existirem nestes dois sectores, nos concelhos de Peniche, Óbidos e Nazaré, onde na semana passada levou a cabo uma acção de informação aos trabalhadores.

O sindicato vai pedir a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho, disse ao JORNAL DE LEIRIA o dirigente António Baião, explicando que “há muitos casos de trabalhadores cujo horário não está a ser registado, que estão a trabalhar muitas horas e a receber abaixo da tabela”.

Por outro lado, nesta altura “de maior fluxo turístico”, muitos não estão a poder usufruir do descanso semanal, que na hotelaria é de dois dias. “Uns aceitam abdicar do descanso, a outros isso está a ser imposto”, diz o presidente do sindicato. Ainda na hotelaria, o dirigente fala em casos de assédio moral, com as chefias a obrigar os empregados “a aumentar o ritmo de trabalho e o número de horas, sem serem depois pagos”, para fazer face à lotação das unidades.

Na restauração, muitas pessoas estão a trabalhar dez ou mais horas por dia, sem serem registadas, o que significa que “não irão receber por todo o trabalho extraordinário feito”. Por outro lado, por vezes esse trabalho não é declarado, com a inerente fuga aos impostos, denuncia António Baião.

Além disto, “há muitos trabalhadores contratados especificamente para esta altura, sobretudo jovens, que estão a trabalhar como empregados de mesa e de balcão e a receber apenas 580 euros, salário abaixo da tabela para essas categoria

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ