Sociedade

Sílvia Patrício ‘veste’ Francisco e Jacinta para a festa da canonização

11 mai 2017 00:00

Sílvia Patrício confessa “orgulho” pelo convite para retratar pastorinhos.

silvia-patricio-veste-francisco-e-jacinta-para-a-festa-da-canonizacao-6431
Maria Anabela Silva

Foi com um misto de emoções que Sílvia Patrício recebeu o convite para fazer os retratos oficiais de Francisco e Jacinta Marto, que serão canonizados este sábado, tornando-se, assim, nos mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica.

Por um lado, sentiu “orgulho”. Por outro, o “peso da responsabilidade” pela visibilidade que as imagens – que vão estar colocadas nas fachadas da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima no momento da canonização dos pastorinhos – irá ter.

“Inicialmente fiquei um pouco assustada. Será um trabalho visto por muita gente e, por isso, mais exposto à critica. Mas gostei muito da proposta. Era um convite irrecusável”, confessa a artista, autora dos quadros sobre O crime do padre Amaro que se podem ver espalhadas pelas ruas de Leiria.

Ao JORNAL DE LEIRIA, Sílvia Patrício reconhece que, apesar de o retrato não ser para si uma novidade, estes tinham uma “responsabilidade mais elevada”, pelas “personalidades em causa”.

Durante a apresentação pública do trabalho, que teve lugar na segunda-feira em Fátima, a pintora explicou que o seu principal objectivo foi o de transmitir aquelas que considera serem as principais características da vida “nada fácil” das duas crianças: o “sofrimento” e o “acreditar numa causa”. “Queria que o olhar deles comunicasse algo e transmitisse o que sentiam. E que as pessoas, ao olhar para as imagens, sintam qualquer coisa”, revela.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.