Viver

Sílvia Patrício cruza arte e ciência numa nova exposição no Porto

25 jan 2022 17:00

From Data to Wisdom com inauguração esta terça-feira na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

silvia-patricio-cruza-arte-e-ciencia-numa-nova-exposicao-no-porto
Pormenor de Bang, obra de Sílvia Patricio para a exposição From Data to Wisdom
DR

Sílvia Patrício, de Leiria, é a artista convidada da exposição From Data to Wisdom, com inauguração esta terça-feira, 25 de Janeiro, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, que está instalada na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto.

Com curadoria de Celeste Pedro, José Higuera Rubio e da própria Sílvia Patrício, a exposição é uma iniciativa do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da U.Porto Press.

Entre outros aspectos, a intervenção de Sílvia Patrício foca-se no estabelecimento de uma ordem para um conjunto de imagens pré-existentes e pela criação de duas novas obras: a instalação The Beginning e a tela Bang, que se relacionam com o modo como a humanidade, ao longo dos tempos, procura compreender a Natureza e organizar a informação.

Até 6 de Março, From Data to Wisdom pretende estabelecer uma ponte entre a arte, a ciência e a tecnologia e, segundo o texto de divulgação, disponibiliza ao público “uma colagem representativa de quatro anos de investigação em visualizações do conhecimento no período medieval e pré-moderno, num diálogo entre um corpus de investigação (imagens de diagramas), software de visualização de dados e a criação artística”.

Inspirada no Mnemosyne Atlas, um trabalho de Aby Warburg começado no início do século XX, a exposição tem o objectivo de apresentar “experiências que reflectem os processos de criação, interpretação e manipulação de dados visuais, no contexto da investigação histórica”.

Desde o início, a exposição foi desenvolvida “como um projecto para o estudo da prolífica produção de tratamento de dados e ferramentas de visualização, usadas para garantir a transmissão do conhecimento do trivium e do quadrivium, e para organizar relações complexas entre disciplinas durante a Idade Média e início da Modernidade”.

O lançamento do livro From Wisdom to Data — Philosophical Atlas on Visual Representations of Knowledge está, entretanto, marcado para o próximo dia 21 de Fevereiro, também na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.