Economia

Siemens premeia projecto eléctrico para data center de alunos da ESTG

3 mar 2018 00:00

Usar a aplicação Simaris Design para dimensionar a infra-estrutura eléctrica de um edifício de data center era o desafio para todas as equipas

siemens-premeia-projecto-electrico-para-data-center-de-alunos-da-estg-8235
Raquel de Sousa Silva

Alfredo e Ricardo Carreira, alunos do terceiro ano da licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria, foram os vencedores da segunda edição Desafio Geração Simaris Design, lançado pela Siemens Portugal.

O repto era o mesmo para as 36 equipas que concorreram: usar a aplicação Simaris Design para dimensionar a infra-estrutura eléctrica de um edifício de data center.

Os jovens ganham um estágio profissional na Siemens Portugal, bem como uma viagem (que inclui o professor Pedro Marques, que os apoiou neste desafio) de três dias ao centro Tottaly Integrated Power, na Alemanha, onde irão conhecer a equipa que desenvolveu as aplicações Simaris e ver, na prática, algumas das algumas das soluções Siemens para um projecto de distribuição de energia com utilização do Simaris Design.

A esta segunda edição do desafio concorreram 34 equipas de 13 instituições de ensino. Cada equipa tinha de ser composta por dois alunos (de licenciatura ou mestrado) e um professor.

O desafio dividiu-se em duas fases: qualificativas (realizadas a 8 de Fevereiro), nas quais a ESTG-IPLeiria esteve representada por quatro equipas da licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores; e final, a 22 de Fevereiro, para a qual se qualificaram três das equipas da escola de Leiria, que integraram assim o lote de 12 finalistas.

“Com este excelente desempenho, o IPLeiria foi a instituição de ensino superior com maior representação na final”, explica Pedro Marques.

Além da viagem e do estágio profissional para os alunos vencedores, também os segundos classificados terão direito a estágio. Por outro lado, os estabelecimentos de ensino que tenham participado pela primeira vez na iniciativa recebem uma licença de utilização do Simaris Design na versão profissional.