Sociedade

Setenta militares e quatro F16 de Monte Real em missão da NATO na Polónia

4 set 2020 18:21

Missão de tranquilização do bloco leste da Aliança demorará dois meses

setenta-militares-e-quatro-f16-de-monte-real-em-missao-da-nato-na-polonia
Esquadra 301 já está na Base Aérea de Malbork
Força Aérea Portuguesa

Quatro caças F16M, que operam a partir da Base Aérea n.º5, chegaram hoje à Polónia para integrar, durante os próximos dois meses, a missão da NATO para as medidas de tranquilização no flanco leste da Aliança.

Acompanham a missão 70 militares das Esquadras 201 (Falcões) e 301 (Jaguares) de Monte Real, que foram transportados para a Base Aérea de Malbork numa aeronave C-130, da Força Aérea Portuguesa.

“Esta missão tem como objectivo reforçar o empenhamento no flanco leste da Aliança, através da participação em treinos e exercícios combinados com Forças Aliadas”, informa a Força aérea Portuguesa, em comunicado.

“Pretende-se desta forma “reafirmar o compromisso de defesa colectiva, exercitar a interoperabilidade e dissuadir possíveis ameaças”.

O contingente nacional está preparado para “efectuar diversas tipologias de missão, com particular relevo para as missões Ar-Ar e Ar-Solo, o que constitui um contributo valioso para o treino das forças e países parceiros da NATO nesta região estratégica”.

Este destacamento terá a duração aproximada de dois meses e o comando táctico será assegurado pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas da NATO, situado em Uedem, na Alemanha.