Sociedade

Serviço Veterinário de Pombal detectou vírus altamente contagioso responsável pela morte de gatos

12 jan 2022 16:14

Moradores da zona afectada, detentores de animais, foram alertados para não os deixarem na rua

servico-veterinario-de-pombal-detectou-virus-altamente-contagioso-responsavel-pela-morte-de-gatos
Foram recolhidos vários gatos com infecção por parvovírus
Diego-Romeo@Unsplash

Após o surgimento de alguns gatos mortos, no final da passada semana, numa zona da cidade de Pombal, o Serviço de Veterinária do Município de Pombal emitiu um nota onde refere a detecção de "uma patologia grave, provocada por um parvovírus, altamente contagiosa e caracterizada por uma elevada mortalidade".

Segundo um comunicado da autarquia, a intervenção dos serviços veterinário aconteceu no âmbito da comunicação da situação na tarde da passada quinta-feira, dia 6 de Janeiro, "solicitando a retirada de cadáveres de felinos, após uma participação na Esquadra da Polícia de Segurança Pública".

"Foram retirados dois cadáveres de felinos de telhados e um terceiro com o auxílio dos Bombeiros Voluntários de Pombal. Adicionalmente, foi retirado um outro felino, ainda com vida, prostrado com dificuldades respiratória e ataxia. Pelos sinais que apresentava, o animal foi sujeito a exames de diagnóstico.

Segundo a médica veterinária municipal, Dina Loureiro, após as análises, detectou-se "panleucopénia felina, uma patologia grave, provocada por um parvovírus, altamente contagioso e caracterizado por uma elevada mortalidade”.

Segundo a Câmara Municipal de Pombal, foram deixadas jaulas no local, entregues a moradores, para recolha de outros animais que pudessem, eventualmente, deambular por ali e que não tenham detentor.

Ao mesmo tempo, foram alertados alguns moradores, detentores de felinos, para que os animais pudessem recolher às habitações evitando a circulação do vírus.

"Desde o conhecimento da situação, o Serviço de Veterinária do Município de Pombal tem estado a colaborar com as autoridades na respectiva investigação, nomeadamente no esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam ser levantadas sobre o ocorrido".