Viver

Sereias juntam-se ao cartaz do festival A Porta, com concerto na Stereogun

27 mai 2022 16:28

Espectáculo de Sereias no festival A Porta, em Leiria, acontece na mesma noite em que no Jardim Luís de Camões actuam Moon Cowboy, Sean Riley & The Slowriders e Club Makumba

sereias-juntam-se-ao-cartaz-do-festival-a-porta-com-concerto-na-stereogun
Sereias em Novembro de 2020 no Porto
David Madeira

Em Abril, editaram o segundo álbum, homónimo. E, já no próximo mês, tocam em Leiria. Os Sereias juntam-se ao cartaz de concertos do festival A Porta e actuam na Stereogun a 18 de Junho, antes de uma sessão revivalista pelo colectivo Musiqu3.

Na mesma noite, mas no Jardim Luís de Camões, vão a palco Moon Cowboy, Sean Riley & The Slowriders e Club Makumba.

O novo disco de Sereias sucede a O Pais a Arder (de 2018) e num texto publicado para assinalar o lançamento, citado pela agência Lusa, o músico e autor Adolfo Luxúria Canibal identifica “reminiscências de jazz-rock à anos 70” e “uma mistura de post-rock e kraut”.

O programa de música contempla mais de 30 concertos, com nomes como Salvador Sobral com André Santos, Titica, Ryder the Eagle, Blu Samu, Lince, Odete e Fugly.

Além de Sean Riley & The Slowriders, com ligações a Leiria através dos músicos Afonso Rodrigues, Filipe Rocha e Nuno Filipe, há mais nove bandas ou artistas de Leiria no festival A Porta

Pela primeira vez ao vivo, João Marques (First Breath After Coma) e Roberto Oliveira (Whales) dão a conhecer na Stereogun a sonoridade electrónica da colaboração a que chamam Sfistikated e, noutra estreia, Luís Jerónimo e Rui Gaspar apresentam na antiga pousada da juventude de Leiria o espectáculo desenhado de raiz para o disco 10, criado pelos artistas da Omnichord para celebrar o décimo aniversário da editora.

Fundador dos Phase, o guitarrista Ricardo Fiel leva ao palco do Jardim Luís de Camões o EP a solo Hope, editado em 2021 como Moon Cowboy, enquanto o colectivo All Them Lucky, que junta Pedro e Alexandre Lorga, Carolina Sobreira, André Pires, Nuno Dionísio e Bruno Damásio, mostra a respectiva fórmula de indie rockrock progressivo e punk rock no Centro Cívico, por onde também vai passar a multi-instrumentista e compositora Natércia Lameiro, com reminiscências do fado ao Brasil e da Turquia aos cantos polifónicos de todo o mundo.

Já na Stereogun, e ainda de Leiria, actuam o rapper e produtor Jaime Miguel e a também rapper Lil Mami Barbz, enquanto dois dos famosos jantares do festival A Porta em casas particulares recebem Marciano e Ruben David Marques.