Sociedade

Sensibilizar para a fribomialgia

28 abr 2017 00:00

Palestra decorre amanhã, dia 29, pelas 15 horas.

sensibilizar-para-a-fribomialgia-6366

A Associação Portuguesa de Jovens com Fibromialgia (APJO), associação sem fins lucrativos, dinamiza amanhã, sábado, uma palestra sobre fibromialgia. A sessão decorre no auditório da Junta de Freguesia de Pousos, Leiria, pelas 15 horas. 

O objectivo é sensibilizar para esta doença. “Uma das maiores dificuldades com que lidamos é a falta de compreensão e sensibilização devido ao desconhecimento da doença, apesar de ser a segunda doença reumática que causa pior qualidade de vida no nosso País”, avança Joana Vicente em nota de imprensa. 

André Viegas, fisioterapeuta, e Márcio Arrátel, enfermeiro, são os dois oradores convidados a abordar as temáticas Dor Maxilo-facial na Fibromialgia e Ozonoterapia para Fibromialgia, respectivamente.

A APJO associou-se ao Lar de Santa Isabel, em Leiria, para “angariar bens para esta instituição” que acolhe crianças e jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 21 anos, “em situação de risco ou perigo eminente, proporcionando-lhes um contexto de vida o mais próximo possível da estrutura familiar, garantindo o seu bem-estar e desenvolvimento global e uma adequada inserção familiar e comunitária”.

A palestra, que assinala também o primeiro aniversário da APJO enquanto associação, é dirigida a “portadores desta patologia, familiares e amigos”.