Economia

Sensibilidade e polivalência temperam negócios no feminino

11 mar 2023 14:00

Três histórias de quem ousou assumir negócios, num mundo ainda masculinizado. Márcia, Carla e Paula partilham as motivações e as dificuldades

sensibilidade-e-polivalencia-temperam-negocios-no-feminino
Carla Carreira, administradora da Macolis
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Ainda que Portugal mostre alguma evolução nesta matéria, tornando- se no sexto país do mundo com mais mulheres empresárias (32,2%), segundo o Índice de Mulheres Empreendedoras da Mastercard publicado no ano passado, o facto é que o campo dos negócios continua a ser maioritariamente liderado por homens.

Na semana em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, fomos ao encontro de empresárias de diferentes sectores, que connosco partilharam motivações, dificuldades e mais-valias de negócios conjugados no feminino.

Márcia Pedrosa, de 41 anos, da Batalha, é um exemplo de organização e polivalência, já que tem ao seu encargo um conjunto diversificado de negócios. Concluiu o ensino secundário, onde frequentou o curso de Artes, mas cedo percebeu que o seu rumo profissional iria prender-se aos negócios. “Aos 17 anos conheci o meu marido, que vinha da área da restauração, e desde então desenvolvemos tudo o resto”, conta. Além do restaurante, com serviços de take away e de catering, o casal tem ainda um espaço de alojamento local e um

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ