Economia

Semana de Moldes: Centimfe e Cefamol destacam momentos a não perder

19 nov 2023 15:00

Saiba tudo sobre o evento que vai ligar Leiria, Marinha Grande e Oliveira de Azeméis, nos próximos dias

semana-de-moldes-centimfe-e-cefamol-destacam-momentos-a-nao-perder
Rui Tocha e Manuel Oliveira voltam a ser os anfitriões de mais uma Semana de Moldes
Ricardo Graça/Arquivo

A partir de segunda-feira dia 20 e até ao dia 24, Leiria, Marinha Grande e Oliveira de Azeméis juntam-se em mais uma Semana de Moldes, organizada pela Cefamol - Associação Nacional da Indústria de Moldes, pelo Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plás- ticos (Centimfe) e pela Associação POOL-NET – Portuguese Tooling & Plastics Network.

Rui Tocha, director-geral no Centimfe, e Manuel Oliveira, secretário-geral da Cefamol, destacam os momentos a não perder, desta edição da Semana de Moldes, que volta a ser enquadrada no plano de acção do Cluster Engineering & Tooling.

Os responsáveis elegem, na sede do Centimfe, com a Conferência RPD, nos dias 20 e 21, a Conferência Moldes Portugal, no dia 24, orientadas para os desafios do mercado, ao nível da tecnologia e dos negócios, bem como o Brokerage Event, cujo objectivo é lançar e promover a inovação e I&D, no dia 21.

As conferências, sublinha Rui Tocha, são fundamentais para fazer uma actualização e reforçar a análise daquilo que acontece globalmente, seja na área tecnológica, seja no mercado.

“São os três elementos centrais que estruturalmente marcam as Semanas de Moldes. Além destes, teremos o Open House, com visitas de jornalistas estrangeiros e nacionais às empresas do cluster de moldes”, adianta, realçando que um dos objectivos do evento é a promoção internacional da imagem deste sector industrial e das suas competências.

Já Manuel Oliveira, recorda que o evento será “um amplo fórum de interacção e networking, com partilha de experiências e conhecimento dedicados ao desenvolvimento da indústria, na vertente de mercado, da tecnologia e das competências.”

O secretário-geral da Cefamol, salienta, em Oliveira de Azeméis, a Conferência Talentum Day, orientada para a análise e desenvolvimento de competências e um jantar-conferência, dedicado ao tema Inovação e Talento para a Internacionalização, que contará com Miguel Frasquilho como orador convidado.

Rui Tocha, director-geral do Centimfe, por seu turno, explica que os dias do evento permitem trazer à região parceiros internacionais para discutirem projectos para o futuro

“Neste enquadramento, o jantar que vamos ter no Castelo de Leiria é emblemático, porque, permite juntar a nossa comunidade industrial com os nossos parceiros, numa celebração de cooperação que a indústria representa e como símbolo da cooperação industrial e académica.”

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, será um dos convidados presentes em Leiria, no jantar do primeiro dia do evento, que servirá, igualmente, como espaço para networking.

Os temas da Sustentabilidade, Tendências de Mercado e suas vertentes, serão transversais às diferentes iniciativas dinamizadas ao longo desta semana.

“Será um olhar para o futuro, analisando desafios, mas, principalmente, as oportunidades que o mercado apresenta para as empresas se diferenciarem”, refere Manuel Oliveira.

Após 13 Semanas de Moldes, Rui Tocha garante que foram alcançados vários objectivos com as edições anteriores.

“Um foi a mobilização da nossa indústria na lógica de reforçar o sentimento de pertença. E isto é fundamental quando temos um cluster. Cria-se uma ligação entre os vários elos: entre a academia e a indústria, por exemplo.

Isso tem sido sempre um dos pontos altos.

O outro foi o número de projectos de investimento, de investigação e de inovação que resultaram destas Semanas de Moldes”, salienta, recordando a abertura de mercados internacionais que a interacção com os parceiros estrangeiros tem permitido.

“A relação de parceria e reciprocidade - eles vêm cá, mas nós também vamos lá - permite muita interacção e o abrir de portas às nossas empresas.”

Em balanço, Manuel Oliveira entende que a Semana de Moldes é uma referência no sector, pela relevância dos seus oradores, pelos contributos e valor acrescentado que tem trazido para a orientação estratégica de uma “indústria inovadora, com tradição em Portugal e elevado reconhecimento e notoriedade internacional”.

Veja Também