Sociedade

Seis alunos da região entre os finalistas do concurso Jovem Talento da Gastronomia

8 jan 2022 17:37

Concurso Jovem Talento da Gastronomia destina-se a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos. A final será a 8 de Fevereiro.

seis-alunos-da-regiao-entre-os-finalistas-do-concurso-jovem-talento-da-gastronomia

Entre os 48 finalistas da 10ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia estão seis alunos de escolas da região.

Tiago Bispo, residente em Porto de Mós e a frequentar a licenciatura de Gestão da Restauração e Catering na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, ficou apurado para a final da categoria “Artes de Mesa Icel”.

Por seu lado Francisco Quintino e Rui Rodrigues, alunos da Escola de Hotelaria de Fátima, figuram entre os finalista da categoria “Inovação com bacalhau da Noruega”.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, sediada em Caldas da Rainha, tem dois estudantes entre os finalistas. São eles Milene Parreira, que concorre na categoria “Cozinha Makro”, e Mauro Carreira, na categoria “Inspiração veggie by bonduelle”.

Esta última prova terá também na final Nuno Teodósio, que estuda no pólo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos - Polo Peniche.

O concurso Jovem Talento da Gastronomia destina-se a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola da área em território nacional.

A final nacional realiza-se no dia 8 de Fevereiro na Escola Profissional de Esposende, contando com 48 correntes, divididos em 7 categorias, que abarcam as principais profissões dos sectores da restauração e hotelaria.

O apuramento para a final “é o resultado da participação de centenas de alunos e jovens profissionais de Hotelaria que se inscreveram e cujas candidaturas foram avaliadas por um júri composto por especialistas”, realça a organização do certame numa nota de imprensa.

 

Chefe Luís Gaspar, de Leiria, será mentor

Este ano, pela primeira vez, o concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) tem uma categoria dedicada a jovens cozinheiros com dois anos de experiência profissional comprovada e menos de 26 anos de idade, que já tenham concluído a sua formação e que já se encontrem a trabalha. O vencedor desta nova categoria irá representar Portugal no concurso Jeunes Chefs Rôtisseurs Competition, sendo que a mentoria e treino para esta prova internacional estará a cargo do chefe Luís Gaspar, formado na Escola Profissional de Leiria, de onde é natural, que é do júri do JTG há várias edições.