Sociedade

Segurança Social paga quartos em edifício degradado em Leiria

23 set 2021 10:00

Casa localizada no centro histórico acolhe pessoas em situação de carência “extrema” apoiadas pela Segurança Social. Utentes só estão autorizados a tomar banho duas vezes por semana.

Maria Anabela Silva

Mal se entra, sente-se um odor desagradável, que se intensifica à medida que vamos penetrando na casa. No vão das escadas que dão acesso ao primeiro andar há um colchão e um amontoado de roupa, que indiciam que o local serve de 'quarto' a alguém. Dizem-nos que por este espaço é cobrada uma renda de 100 euros.

No primeiro piso, a maioria das portas está fechada e sem ocupantes. A comitiva da candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara, de visita (ver caixa) a esta habitação - localizada no centro histórico de Leiria e que acolhe pessoas em situação de carência extrema apoiadas pela Segurança Social -, já tinha advertido que era expectável que assim fosse.

“Soube-se da nossa vinda e as pessoas, como têm receio de represálias, não querem dar a cara”, contextualiza Luís Silva, o cabeça-de-lista do BE.

No piso superior viverão sete pessoas, três delas em cubículos com menos de quatro metros quadrados. Pela brecha de uma das portas, vê-se um colchão no chão e, mesmo ao lado, uma botija de gás.

No espaço comum, há um frigorífico e os despojos de um fogão. Passando um corredor, têm-se acesso à casa-de-banho que serve para todos os ocupantes, com vidros danificados onde foi colocado cartão a te

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ