Sociedade

Secretário de Estado da Conservação da natureza assina protocolo de cogestão no valor de 100 mil euros na Berlengas

9 set 2020 12:40

Destino da reserva natural será dinamizada pelo município de Peniche, pelo ICNF, por representantes de instituições de ensino superior, de associações de defesa do ambiente e outros actores de relevância local.

secretario-de-estado-da-conservacao-da-natureza-assina-protocolo-de-cogestao-no-valor-de-100-mil-euros-na-berlengas

O secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, preside à cerimónia de assinatura do protocolo no âmbito da cogestão da Reserva Natural das Berlengas, amanhã, dia 10, às 9:30 horas, com ponto de encontro no Cais da Ribeira Velha, em Peniche, com partida para a ilha da Berlenga.

Neste evento será assinado o protocolo entre o Fundo Ambiental, o município de Peniche e o ICNF (ICNF), que prevê uma verba de 100 mil euros para apoio técnico e operacional para actividades prioritárias de promoção da cogestão da Reserva Natural das Berlengas.

Depois do Parque Natural da Serra de São Mamede, da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e do Parque Natural do Litoral Norte, esta será a quarta área protegida de âmbito nacional a reunir condições para aceder a este apoio pelo Fundo Ambiental.

A cogestão desta reserva natural será dinamizada através de uma comissão composta pelo município de Peniche, pelo ICNF, por representantes de instituições de ensino superior, de associações de defesa do ambiente e outros actores de relevância local.

O Governo consolida, assim, a sua estratégia de valorização do território e da Rede Nacional de Áreas Protegidas, focada numa gestão activa e de proximidade.