Sociedade

Secretária de Estado do Tesouro de Leiria deixa Governo

28 dez 2022 14:21

Alexandra Reis convidada a sair do cargo depois da polémica com indemnização da TAP

secretaria-de-estado-do-tesouro-de-leiria-deixa-governo
Alexandra Reis tomou posse no Governo em Novembro de 2022

O ministro das Finanças, Fernando Medina, demitiu na terça-feira a secretária de Estado do Tesouro, menos de um mês depois de Alexandra Reis ter tomado posse e após quatro dias de polémica com a indemnização de 500 mil euros da TAP.

Natural de Leiria, a governante recebeu uma indemnização de meio milhão de euros por sair antecipadamente, em Fevereiro, do cargo de administradora executiva da transportadora aérea, quando ainda tinha de cumprir funções durante dois anos.

Em Junho, foi nomeada pelo Governo para a presidência da Navegação Aérea de Portugal (NAV) e no final do ano escolhida para secretária de Estado do Tesouro.

Numa nota emitida ontem à noite, o ministro das Finanças, Fernando Medina, afirma que solicitou a Alexandra Reis “que apresentasse o seu pedido de demissão como secretária de Estado do Tesouro, o que foi por esta prontamente aceite”.

“Tomei esta decisão no sentido de preservar a autoridade política do Ministério das Finanças num momento particularmente sensível na vida de milhões de portugueses. No momento em que enfrentamos importantes exigências e desafios, considero essencial que o Ministério das Finanças permaneça um referencial de estabilidade, de autoridade e de confiança dos cidadãos. São valores fundamentais à boa condução da política económica e financeira e à direção do sector empresarial do Estado”, refere a mesma nota.

Fernando Medina conclui agradecendo a Alexandra Reis – “detentora de um curriculum profissional de enorme mérito e qualidade – todo o trabalho desenvolvido, e sobretudo reconhecer a integridade e correcção com que neste período pessoalmente difícil assegurou a defesa do interesse público”