Economia

Seca: Horticultores da região Oeste já estão a regar culturas nesta altura do ano

19 jan 2022 15:45

Devido à fraca precipitação das últimas semanas

seca-horticultores-da-regiao-oeste-ja-estao-a-regar-culturas-nesta-altura-do-ano
.
Steve Harvey@Unsplash
Redacção/Agência Lusa

A ausência de chuva começa a preocupar a Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO), que alerta que há agricultores a regar as culturas, o que não é costume nesta época do ano, disse hoje o presidente Sérgio Ferreira.

“A situação preocupa se continuar sem chover e se tivermos falta de água nos próximos meses, porque não temos grandes reservas de água e a que temos é à superfície, afirmou.

Contudo, “por enquanto ainda têm água” neste período.

Ao contrário do que é habitual, os agricultores estão a regar as culturas devido à falta de água, dada a fraca precipitação das últimas semanas, acrescentou.

“Estamos a fazer rega em terrenos que nem estavam preparados para isso”, sublinhou.

O dirigente alertou ser cada vez mais difícil combater a falta de água com o aumento do preço da eletricidade e dos combustíveis, indispensáveis para captar água do subsolo ou das linhas de água, uma vez que os sistemas de regadio são raros ou inexistentes na região.

“Com o aumento dos custos energéticos, as regas são cada vez mais caras” e isso “preocupa”, devido à falta de retenção da água existente à superfície ou no subsolo.

O sector da horticultura factura cerca de 500 milhões de euros, emprega entre sete a oito mil trabalhadores quer nas explorações agrícolas, quer nas centrais de processamento e transformação dos produtos, e escoa os produtos para exportação e para os principais mercados nacionais, estima a Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste.

A região Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa