Sociedade

Seca: Águas do Centro Litoral reforça captação de água em Pombal e Figueiró dos Vinhos

15 fev 2022 09:47

Empresa avança com furos adicionais para reforçar disponibilidade de água

seca-aguas-do-centro-litoral-reforca-captacao-de-agua-em-pombal-e-figueiro-dos-vinhos
Captação da Mata do Urso
AdCL
Redacção/Agência Lusa

A Águas do Centro Litoral (AdCL) anunciou a criação de furos adicionais para reforço da disponibilidade de água nos subsistemas onde "a seca terá maior impacto" e esclareceu que se mantêm os níveis de água nas suas captações.

A empresa explica que “após diagnóstico operacional, que se focou nas captações instaladas nos pontos mais dependentes das disponibilidades hídricas fortemente dependentes das recargas resultantes da pluviosidade”, realizou “um conjunto de acções, de carácter preventivo ou correctivo, onde se destacam o reforço da limpeza dos drenos das captações e a execução de furos adicionais para reforço da disponibilidade de água nos subsistemas onde a seca terá maior impacto”.

A AdCL refere que está a "aguardar o parecer da Agência Portuguesa do Ambiente relativamente a três furos no subsistema da Mata do Urso [Pombal], da Ribeira de Alge [Figueiró dos Vinhos] e da Boavista [Coimbra].”

A empresa sublinha que “monitoriza diariamente os níveis de água nas suas captações, podendo adiantar que, comparativamente a Janeiro de 2021, os níveis mantiveram-se”.

A Águas do Centro Litoral tem a concessão, por um período de 30 anos, até 2045, da exploração e da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal.

É uma sociedade constituída em 2015 e participada pela Águas de Portugal, SGPS, SA e por 29 municípios distribuídos pelos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Porto e Santarém.