Sociedade

Se há cidade amiga das crianças, é Pombal

29 ago 2016 00:00

Câmara adere a programa da UNICEF.

se-ha-cidade-amiga-das-criancas-e-pombal-4877

Pombal é a única cidade do distrito oficialmente amiga das crianças. Quem o garante é o presidente da Câmara, Diogo Mateus, que na última reunião de executivo anunciou que o Comité Português para a UNICEF aceitou a adesão do Município de Pombal ao programa Cidades Amigas das Crianças, uma iniciativa que tem como objectivo contribuir para a aplicação dos direitos das crianças no contexto municipal.

“Aderimos a este projecto, desde logo, porque nos obriga a fazer uma avaliação interna muito rigorosa sobre aquilo que temos e perceber, em função de um padrão que tem uma exigência média/alta, como é que de uma forma mais ou menos organizada, as instituições, o município, os órgãos coordenadores da educação, as famílias e as IPSS têm cumprido a sua missão nesta área em concreto”, adiantou Diogo Mateus na reunião de Câmara.

Segundo o autarca, depois da avaliação às “fraquezas” e com a identificação das “matérias que podem ser francamente melhoradas”, o município irá estabelecer “planos de crescimento que permitam melhorar” a execução da Câmara “enquanto entidade pública, mas também “sob o ponto de vista de uma construção colectiva com outros membros da comunidade”.

Em nota de imprensa, a autarquia informa que o objectivo deste programa passa pela melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens no momento presente, mas com uma actuação que possa contribuir para o “progresso das comunidades, tanto na actualidade, como no futuro”.

Lançada em 1996, esta iniciativa desenvolve-se em vários países. “No nosso país nenhuma cidade tem ainda o reconhecimento de Cidade Amiga das Crianças, pelo que Pombal pretende ser uma das primeiras cidades portuguesas a confirmar esse estatuto”, acrescenta o comunicado.